Quem sou

Comecei a escrever ao acaso e logo escrevia com foco nas minhas atividades profissionais e voluntárias. Vieram convites para publicar em sites e em jornais segmentados; para palestras, entrevistas e comunicar em rádio. Diagramar, redigir, editar tabloides e apostilas, falar em público e ao microfone se tornou entre eventual e habitual.

O modo como vivo tentando ser, fazer, falar e escrever praticamente impede angariar fama ou maior audiência. As ponderação e sugestões extraídas do cotidiano, com simplicidade e serenidade, empatia e ousadia, fundamentação e isenção, só são notadas e consideradas por alguns dentre os que tentam ser “mais do que apenas mais um” na sociedade e, antes, consigo mesmos.

Minha formação teológica e especial apreço pela liturgia são presentes. Propago a duo-milenar fundamentação cristã e pontuo suas distorções e dissidências crescentes mais por obtusidade, desonestidade e contra-testemunhos, conscientes ou não, por todos os lados, que irreversivelmente apequenam, não ao cristianismo, sim a compreensão que se tem dele, a começar por dividir e separar cada vez mais os que se dizem cristãos, mas, na verdadeira acepção do termo, em grande parte, o são cada vez menos. Proponho a ética e atitude cristã até para não religiosos, não crentes ou não cristãos, como subsídios que ajudam a aderir aos princípios basilares da ética: tratar ao outro como quer ser tratado e para alcançar bons propósitos valer-se de meios igualmente bons. Isto, por mais antigo e simplório, é o que chamo de tecnologia de  vanguarda e proporciona aos seus usuários recursos para se renovar, se inovar e se destacar notavelmente em seus relacionamentos e atividades. Para multidões, isto é utopia; para gente como eu, é oportunidade.

Valho-me também do aprendizado e experiência de vinte e cinco anos como profissional de recrutamento e seleção de pessoal, e de trinta e três anos de  voluntariado diversificado.

Os artigos aqui contidos convergem à Formação Pessoal e Profissional, embora organizados também nas categorias de Sustentabilidade, Comunicação, Política, Religião e Outros Temas.

Em janeiro de 2019 optei por melhores serviços de hospedagem e foi necessário refazer o site. Afora inéditos, artigos serão gradualmente reinseridos com a data da publicação original.

Se algo for útil para você, ótimo. Se sua opinião, sugestão ou crítica me ajudar a melhorar, desde já agradeço.

Você e eu, para todos!

JC